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Escaravelho
do Diabo

Escaravelho
do Diabo

Escaravelho do Diabo

Editorial

Projeto editorial comemorativo desenvolvido como conclusão do curso de Design, inspirado no clássico de Lúcia Machado de Almeida. O conceito parte da ótica do assassino conhecido como Inseto: sua obsessão e compulsão por escaravelhos o levaram a um surto psicótico, desencadeando uma série de assassinatos. Essa visão guiou toda a criação: o inseto aparece como símbolo central, representado em diferentes espécies ao longo da narrativa.


O processo envolveu ilustrações de várias espécies de escaravelhos, exploradas em estudos e variações até chegar às representações ideais. Em paralelo, foram definidos grid, paleta de cores e tipografia, compondo a identidade visual marcada pela linha tênue entre o desejo incontrolável e a obsessão irresistível por algo ou alguém — refletindo a mente do personagem e o clima de mistério da narrativa. Cada capítulo recebeu um escaravelho específico como elemento gráfico, funcionando como pista visual e fio condutor da leitura. Após o desenvolvimento dos capítulos, todo o restante do livro foi construído no mesmo conceito, incorporando escaravelhos, texturas e cores em elementos como sumário, ficha catalográfica, seções sobre a autora e folha de guarda. Para a capa, foi criada a ilustração de um escaravelho único, diferente dos que aparecem dentro do livro, reforçando sua identidade como peça central do projeto.


O resultado é uma edição que une conceito, estética e estratégia de comunicação, transformando o clássico em uma experiência editorial completa.

Projeto editorial comemorativo desenvolvido como conclusão do curso de Design, inspirado no clássico de Lúcia Machado de Almeida. O conceito parte da ótica do assassino conhecido como Inseto: sua obsessão e compulsão por escaravelhos o levaram a um surto psicótico, desencadeando uma série de assassinatos. Essa visão guiou toda a criação: o inseto aparece como símbolo central, representado em diferentes espécies ao longo da narrativa.


O processo envolveu ilustrações de várias espécies de escaravelhos, exploradas em estudos e variações até chegar às representações ideais. Em paralelo, foram definidos grid, paleta de cores e tipografia, compondo a identidade visual marcada pela linha tênue entre o desejo incontrolável e a obsessão irresistível por algo ou alguém — refletindo a mente do personagem e o clima de mistério da narrativa. Cada capítulo recebeu um escaravelho específico como elemento gráfico, funcionando como pista visual e fio condutor da leitura. Após o desenvolvimento dos capítulos, todo o restante do livro foi construído no mesmo conceito, incorporando escaravelhos, texturas e cores em elementos como sumário, ficha catalográfica, seções sobre a autora e folha de guarda. Para a capa, foi criada a ilustração de um escaravelho único, diferente dos que aparecem dentro do livro, reforçando sua identidade como peça central do projeto.


O resultado é uma edição que une conceito, estética e estratégia de comunicação, transformando o clássico em uma experiência editorial completa.

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